quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

cultura da realidade "real"

depois de alguns dias sem postar nada aqui neste espaço, senti a necessidade de expressar a minha profunda indignação com a prisão de alguns MC's do rio de janeiro hoje.
é preciso antes de tudo sabermos identificar, que temos uma grande juventude moradora de regiões em que, sem alternativa, pois o estado não garante o direito a cidade, habitam e realizam as suas atividades também a ponta do trafico de armas e drogas no RJ. o total descaso proposital do estados nesses lugares, produzem uma faltqa de perspectiva para a juventude que passa a ver todos os dias que ele/a não vai conseguir um emprego que lhe garanta uma moradia digna, direito ao transporte, ao lazer, a nada com um minimo de qualidade, então esse jovem passa a ver no estado e na forma da sociedade se organizar, um verdadeiro inimigo.
esse inimigo se mostra em diversos momentos da vida dos jovens hoje e cada vez de forma mais corrupta e autoritaria...na propina que o jovem tem que pagar pro policial, no não garantimento de leis que dão acesso as possibilidades culturais da cidade, na diminuição das passagens para ele ir pra escola no seu cartão RioCard(olha que o movimento secundarista avisou. aos cobradores tbm que agora perderam a vaga para a "catraca eletronica), ou seja, são colocadas uma serie de restrições para que ele desenvolva a sua vida social que esse jovem só pode ver qualquer tipo de autoridade como inimigo.
então quem é o amigo?
é quem faz parte do seu dia-dia, quem contradiz o seu inimigo, o desafia e faz na pratica um ambiente onhde esse excluidos pelo "poder" tem alguma vez e voz, por menor que seja, é muito mais do que eles teriam no mundo lá fora...isso se desdobra na cultura.
existe de fato uma cultura propria dos morros e favelas cariocas, que hoje se expressa muito nas frases dos rap"s proibidos. estem destacam uma realidade que não é real para uma classe media que se tornou reacionaria e conservadora, e assim caiu no conto da carochinha que o funk é a musica dos "bandidos". esta realidade "real" só vivida pela imensa maioria da população que se "amontoa" nas encostas do rio de janeiro, tem uma linguagem diferente, um ritmo diferente, idolos diferentes, trato social diferente...mas tudo isso determinado pela não existencia para essa população dessa cidade que eles vêem na TV.
todos agora tiram uma casquinha na onda do complexo do alemão...inexistente até agora para a classe media, esta já pode ver no luciano huck, ana maria braga, a dura realidade que "ninguem podia imaginar".
"tô em pé, sem cair...deitado mas sem dormir...parado sem fazer ponto...é o bonde dos MC's"
o bonde...ele mesmo..."foi maior bondão pra lá"...virou sinonimo de trafico, ou associação para ele.

"tem que jogar na cadeia e falar pros bandidos que é pedofilo pra ele ver o que vai acontecer"
isso o datena pode falar no seu programa sem o risco de ser acusado de incitar a violencia e ainda ser aplauido pela sociedade e pode ate mesmo ganhar premio, prisão não, afinal de contas, ele tem compromisso com o estado democratico, nem mesmo pensa em questiona-lo...
os exemplos estão aí...Assange tá no mesmo BONDE...

LIBERDADE DE EXPRESSÃO PARA TODOS NÓS DJ...

TODO APOIO AO MC GALO E A TODOS OS MC'S PRESOS!!!!
LIBERDADE JÁ!

Um comentário:

  1. Isto é uma parte da criminalização da pobreza e da dita "liberdade de expressão" que assola o país...
    Infelizmente pessoas alheias aos acontecimentos fazem jogada de marketing com a desgraça do outro, sem problematizá-la, ou seja, joga mais lenha na fogueira e estimula o povo a bater palmas por essas prisões...
    Há muita luta pela frente...

    ResponderExcluir